RCCC-SVTO que é?
Instrumentalização de escolas, professores e colaboradores rotarianos e da comunidade, para levar Educação de Trânsito para as crianças e, a partir da Escola, promover uma poderosa onda de mudança de percepção de riscos, valores e comportamentos, contribuindo efetivamente para a humanização do trânsito.

Por quê?
A violência e o mau funcionamento do trânsito são grandes problemas de saúde pública, chegando, no Brasil, a 50 mil mortos por ano (DENATRAN) e, em nível mundial, a 1,3 milhão de óbitos e mais de 50 milhões de feridos (OMS). A Legislação brasileira já prevê a Educação de Trânsito nas escolas, desde 1998.

RCCC-SVT-2Como funciona?
Cada escola é contemplada com material didático, capacitação de professores e acompanhamento regular, num esforço conjunto do Parceiro Instituto Prevenir e dos Clubes de Rotary do Distrito 4730. A base metodológica é o consagrado programa Educando Crianças para o Trânsito, já implementado com sucesso em mais de 340 municípios, atendendo mais de 650 mil alunos.

Resultados esperados:

As crianças respondem muito bem ao padrão de estímulos da metodologia proposta, desenvolvendo sensível percepção de riscos e uma compreensão integral do que é trânsito numa forte perspectiva cidadã. O efeito imediato com grande aumento da segurança, primeiro das crianças, e na sequência das pessoas com quem elas se relacionam, provoca uma poderosa onda de mudança e adequação de comportamento que tende a atingir de forma consistente toda a sociedade.

RCCC-SVT-3A violência no trânsito:
A cada 10 minutosalguém é ferido mortalmente em nossas ruas, avenidas e rodovias. A cada ano ferimos gravemente 500 mil pessoas e deixamos 150 mil sequelados. Somos um dos 10 países com o trânsito mais violento do mundo (OMS 2008).

Rotary
O Rotary é a mais atuante e respeitada organização da sociedade civil do planeta, que tem uma tradição de comprometimento e atuação em causas sociais relevantes, como o projeto End Polio Now. O problema da violência do trânsito, também, requer uma vacina para proteger nossas crianças. E, neste caso, elas terão a oportunidade ímpar de contribuir efetivamente para promover uma mudança consistente de comportamento no trânsito, tornando-o mais humano e seguro.

RCCC-SVT-4Recursos:

– Kit de materiais didáticos: inclui 8 DVDs com vídeos e desenhos animados + 1 CD multimídia + 9 livros do professor + 8 cartazes em flip-chart.

– Software de acompanhamento

– Capacitação de professores e voluntários

Os professores da escola serão capacitados na metodologia Educando Crianças para o Trânsito, pelos colaboradores do parceiro Instituto Prevenir. O software online será utilizado para acompanhamento do programa. Colaboradores rotarianos e da comunidade também participam, após receber treinamento.

Postado por admin em 27 - novembro - 2015 Trânsito

Deixe seu comentário

Assine o Feed

Twitter