O INSTITUTO PREVENIR é norteado por alguns conceitos que fortalecem seu compromisso em proporcionar melhorias significativas nas pessoas que são beneficiadas pelas suas ações.

INOVADOR: Este conceito prioriza ações e iniciativas, que por essência, buscam a solução de problemas específicos que ainda não foram trabalhados.


TRANSFORMADOR:
As ações não devem ser puramente assistencialistas, pois o assistencialismo gera a dependência de suprir aquela determinada necessidade das pessoas, condicionando-as àquela situação. As ações devem, em sua essência, transformar a vida das pessoas, de maneira que possibilite a cada cidadão, buscar o desenvolvimento e crescimento pessoal sem depender de condições externas.


MULTIPLICADOR:
As ações devem ser multiplicadoras de duas maneiras:

A) Na sua aplicabilidade: com a possibilidade de aplicação em outros locais ou esferas, mesmo que sofra algumas adaptações para atender as peculiaridades que essa replicação necessite.

B) No seu alcance: que permita, de alguma forma, que o público atendido, possa indiretamente, refletir no seu entorno os benefícios que lhes foram proporcionados.


SUSTENTÁVEL:
Uma das grandes dificuldades, usualmente encontradas nos projetos sociais, é a manutenção do projeto no que diz respeito a recursos, tanto físicos como financeiros. Entendemos que a não continuidade de um projeto pode impactar negativamente na parcela da sociedade já inserida nele. Desta forma pensamos na construção da sustentabilidade dos projetos, de modo que possibilite aos, já inseridos no mesmo, darem continuidade através da geração de renda própria ou outros mecanismos que contribuam para a sua manutenção e continuidade.


PROMOVER O DESENVOLVIMENTO LOCAL:
Entendemos que através do desenvolvimento local construímos um desenvolvimento efetivamente sustentável. Por acreditar nisso, optamos em trabalhar com atores locais para a execução de nossas atividades, pois eles, além de terem um conhecimento mais profundo da realidade local, facilitam a comunicação entre a instituição, o projeto e a sociedade, proporcionando a maximização dos resultados.

Postado por admin em 28 - dezembro - 2009

Assine o Feed

Twitter